ISO 26000

A norma ISO 26000 começou a ser planejada em 2005 e só foi publicada em 2010. É uma norma opcional, ou seja, que não possui certificado, e é voltada para a Responsabilidade Social Empresarial (RSE). É uma norma que pode ser adotada por qualquer empresa que queira começar ou melhorar seus projetos de responsabilidade social e sustentabilidade, seja qual for sua origem, tamanho ou atividade.

Funcionalidades

A ISO 26000 tem como o foco a responsabilidade socioambiental, e surgiu como uma ferramenta para facilitar o trabalho das empresas na criação de uma RSE. É uma norma que não busca a certificação, sendo assim, tem caráter opcional. A ISO 26000 pode ser incorporada por empresas que já tenham experiência com RSE e queiram desenvolver mais este aspecto ou por empresas que querem começar a desenvolver sua responsabilidade social.

A organização, antes de tudo, precisa ter o desejo de adotar atitudes sustentáveis, pois a norma tem a função de fazer as empresas incorporarem em seu processo de decisão a consideração da sociedade e do meio ambiente. Além disso, a empresa terá sempre que ter noção sobre sua responsabilidade socioambiental, e compreender que sua ações podem impactar, direta ou indiretamente, a sociedade e a natureza.

Vantagens

As vantagens de se aderir à norma ISO 26000 são muitas, dentre elas:

  • Melhoria da gestão de risco e crise.
  • Maior fidelização.
  • Status de empresa com consciência socioambiental.
  • Acesso a financiamentos e status de parceiro preferencial.
  • Melhoria da imagem da empresa perante a sociedade.
  • Aumento da credibilidade.

Claro que há outras vantagens, mas essas são as mais impactantes e mais rapidamente perceptíveis. A empresa, além de ter todos esses benefícios, estará contribuindo para uma melhoria do entorno do espaço físico em que se localiza, seja no quesito ambiental e social.

Diretrizes da ISO 26000

A ISO 26000 não é uma norma que necessita de certificação, pois as empresas interessadas em desenvolver sua responsabilidade social escolhem fazer isso. Porém, como toda a norma, ela estabelece diretrizes para guiar a empresa no desenvolvimento dessa RSE. Essas orientações não dependem do tamanho ou da atividade da empresa, e abrangem os seguintes aspectos:

  • Informações sobre responsabilidade social e sustentabilidade: termos, conceitos, definições, histórico, tendências e características.
  • Práticas e princípios referentes à responsabilidade social.
  • Implementação do comportamento responsável dentro da empresa, integração e promoção deste comportamento.
  • Comportamento ético e transparente da empresa.
  • Conformidade com as leis e políticas socioambientais.

Além disso, a ISO 26000 trata do engajamento, identificação de partes interessadas e diversas outras informações referentes à responsabilidade social. Pelo fato de ser uma norma opcional, o mais importante é o interesse da empresa em adotar esse comportamento socialmente sustentável.