Série ISO 14000

A série ISO 14000 é um conjunto de normas voltadas para a Gestão Ambiental de empresas de qualquer nível, tamanho ou área. Estas normas têm o objetivo principal de criar na empresa um Sistema de Gestão Ambiental, e com isso reduzir os danos causados ao meio ambiente.

Funcionalidades

As normas ISO 14000 têm como principal foco minimizar o dano causado ao meio ambiente. Seu objetivo não é tornar a empresa uma “empresa verde”, mas sim fazer com que ela tenha uma melhoria contínua em seu Sistema de Gestão Ambiental (SGA) e esteja de acordo com todas as políticas e leis ambientais. O desenvolvimento de um SGA é variável conforme a empresa ou organização, por isso duas empresas certificadas nas normas ISO 14000 podem ter desempenhos diferenciados, mas ambas estarem qualificadas.

Assim como as normas ISO 9000, as ISO 14000 também trabalham bastante com o arquivamento e documentação. Essas normas de gestão ambiental fazem com que a empresa crie objetivos e metas a serem cumpridos a partir das políticas ambientais.

Vantagens do certificado

Uma empresa que tem um certificado ISO 14000 obtém muitas vantagens, seja para o cliente ou para ela própria. Ao receber o certificado ISO 14000, a empresa é logicamente associada a um padrão internacional de gestão ambiental, o que traz ao público uma imagem positiva de empresa limpa e preocupada com o meio ambiente.

Além disso, graças aos processos de gestão ambiental estabelecido pelas normas ISO 14000, a empresa tem uma redução de gastos com matéria-prima e com o descarte de lixo ou resíduos da sua atividade.

Critérios de certificação das ISO 14000

Primeiramente, para ser qualificada a receber o certificado das normas ISO 14000 a empresa tem que estar de acordo com as políticas e leis ambientais de seu país. Além disso, deve estabelecer e manter um SGA de acordo com as especificações da norma. Porém, há outros requisitos mais específicos, e qualquer desalinho em relação a eles pode fazer com que a empresa não seja certificada.

  • Planejamento ambiental: fazer um planejamento completo dos aspectos ambientais da área, metas, objetivos leis e programas ambientais.
  • Realização e manutenção: Após planejar, é preciso “ligar” o sistema, fazer com que ele funcione, e mantê-lo funcionando.
  • Documentação e arquivamento: realizar uma documentação completa de todos os processos relacionados com a gestão ambiental da empresa e do sistema que está sendo implementado e arquivá-los.
  • Revisão e inspeção: é preciso sempre estar monitorando e verificando os processos ligados à gestão ambiental. Caso uma ação corretiva precise ser tomada, ela também deverá ser documentada e arquivada.

Normas ISO 14000

A série ISO 14000 possui muitas normas, uma das mais conhecidas é a norma ISO 14001, porém ela não é a única. Existem diversas outras com várias especificações em relação à gestão ambiental, estão listadas abaixo algumas delas:

  • ISO 14001: normas referentes à implementação do SGA.
  • ISO 14004: normas sobre o SGA, porém destinadas à parte interna da empresa.
  • ISO 14010: normas relacionadas à auditoria ambiental e sua credibilidade.
  • ISO 14031: normas sobre o desempenho do SGA.
  • ISO 14020: normas relacionadas aos rótulos e declarações ambientais.