Dedicatória

Trabalhos acadêmicos podem ser bastante cansativos, principalmente quando se trata de um trabalho de conclusão de curso, seja ele de graduação ou pós-graduação. Toda a pressão e esforços envolvidos nestes tipos de trabalho muitas vezes conseguem ser superados com o apoio de algumas pessoas especiais, que podem ser o próprio orientador do trabalho, familiares, amigos, parceiro amoroso ou até mesmo uma crença que deu suporte e força de vontade para o autor do trabalho concluí-lo da melhor forma possível. É comum o autor do trabalho ter escolhido seu tema por conta de alguma pessoa. Quando o trabalho é finalizado, não existe nada mais natural do que querer homenagear esta pessoa ou dedicar o seu trabalho à crença que te deu forças. A dedicatória é o espaço onde o autor pode fazer uma pequena homenagem àqueles que foram muito importantes para a realização do seu trabalho.

Definição de Dedicatória

A dedicatória é, como o nome já sugere, a parte do trabalho onde o autor pode dedicar a sua obra. Não é obrigatório fazer uma dedicatória, mas muitos autores sentem a necessidade de homenagear alguém. A dedicatória é simples e pequena, uma homenagem com poucas palavras, mas que significa bastante. Esta página do trabalho não tem uma função voltada para o leitor, mas sim para expressar um sentimento do autor. Apesar de ser possível dedicar seu trabalho a uma crença ou a alguém que o autor não conheça diretamente, é muito mais comum ver dedicatórias aos orientadores e à família.

Formatação da Dedicatória

A dedicatória é um texto curto, na parte inferior da página. Não existem outros elementos nesta página, apenas a homenagem do autor. É preciso colocar o texto no final da pagina, com uma distância de 8 cm da margem esquerda, espaçamento entre linhas de 1,5 cm e fonte tamanho 12 para Times New Roman ou 10 para Arial. Vale ressaltar que a fonte deve ser a mesma que foi usada nas partes anteriores e posteriores do trabalho.

dedicatoria

DOWNLOAD: Modelo de dedicatoria