Elementos pós-textuais

O que são os elementos pós-textuais?

Os elementos pós-textuais são aqueles que compõem a última parte de um trabalho acadêmico. Eles vêm depois da identificação e do conteúdo escrito da monografia, tese, dissertação ou qualquer outro tipo de trabalho. Os elementos pós-textuais caracterizam o fim da apresentação, e normalmente complementam o conteúdo e o entendimento do trabalho. São importantíssimos para os avaliadores terem acesso às fontes de estudo do autor e a aspectos complementares de coisas que aparecem no decorrer do texto.

Quais são os elementos pós-textuais?

  • Referências – Fontes de pesquisa consultadas pelo autor do trabalho.
  • Glossário – Lista de palavras importantes para o texto e seus significados.
  • Anexos – Documentos que complementam o texto que não são de autoria do autor do trabalho.
  • Apêndices – Documentos que complementam o texto que são de autoria do autor do trabalho.
  • Índice – Elemento opcional. Lista de palavras ou expressões citadas no texto do trabalho, ordenadas conforme um determinado critério e acompanhadas da indicação de sua localização no texto.

Para que servem os elementos pós-textuais?

Os elementos pós-textuais têm o objetivo de completar o texto, não só com informações que apareceram no decorrer do trabalho, mas também com as fontes de pesquisas, livros, autores, sites e qualquer tipo de referência que o autor tenha usado para se inspirar, pesquisar, citar ou embasar alguma opinião própria.

As complementações são de extrema importância, uma vez que a falta desses elementos pode revelar que o autor não está usando nenhuma base teórica aceitável para sustentar os argumentos das hipóteses que ele levanta em seu trabalho. Indica também uma desorganização, caso documentos que deveriam estar nas seções de anexos ou apêndices estejam presentes no corpo do texto, quebrando a leitura.