Glossário

É comum encontrar em alguns trabalhos palavras ou termos muito específicos de uma determinada área de estudo. Uma pessoa que não tem um conhecimento prévio e lê o trabalho pode ficar perdida nesses vocábulos. Apesar de não ser obrigatório, um glossário é uma ótima forma de tornar seu trabalho mais acessível para todos os tipos de leitores, afinal nunca se sabe quem pode querer usá-lo como referência. Além disso, é bom ter um glossário caso a quantidade de palavras estrangeiras no texto seja muito grande e/ou recorrente. Um glossário pode também transmitir para os avaliadores que o autor está preocupado com a compreensão dos seus leitores, e provavelmente o seu esforço para listar as palavras mais importantes que necessitam de significado será recompensado.

Definição de Glossário

O glossário é uma lista com os termos e palavras contidas no texto do trabalho que não têm um significado de conhecimento comum. Essa parte não é obrigatória, porem é recomendável, caso seu trabalho aborde um ou mais assuntos que os componentes da banca não dominam completamente. Além disso, é útil para evitar interpretações erradas, pois se a palavra estiver definida no glossário, o leitor irá saber qual o significado dela no contexto. Palavras estrangeiras também merecem atenção no glossário.

Formatação do glossário

O glossário tem uma formatação muito semelhante à lista de siglas e abreviaturas. Enumerados em ordem alfabética, os vocábulos do glossário precisam ter, logo ao lado, o seu respectivo significado. A formatação do glossário precisa seguir as seguintes regras:

  • Fonte 10 para Arial e 12 para Times New Roman.
  • Alinhamento à esquerda.
  • Título “Glossário” centralizado, em negrito e caixa alta.
  • Distância de 2 TABs entre a palavra e seu significado.

glossário

DOWNLOAD: Modelo de glossário