ISO 22000

A ISO 22000 é uma norma destinada a sistemas de gestão da segurança alimentar. Tem suas diretrizes voltadas para o âmbito alimentar, mas também propõe a adoção das mesmas para tratar questões éticas e promover a conscientização de consumidores. A norma foi publicada em 1 de setembro de 2005, e é complementar de outra norma internacional bem conhecida: a ISO 9001.

Funcionalidades

A norma tem o objetivo principal de estabelecer regras para criar uma gestão de controle de perigos nos alimentos, sejam esses perigos biológicos, químicos ou físicos, e também fazer com que a empresa estabeleça programas de monitoramento e melhorias na questão da segurança alimentar. As empresas que podem aderir a esta normas são todas aquelas que possuem alguma relação com a produção, distribuição ou armazenamento de alimentos, mesmo que essa relação seja indireta, como a produção de um equipamento usado na fase de produção de um alimento, por exemplo. Empresas de ração animal ou do setor primário também podem aderir à norma.

Apesar de ser primariamente relacionada com a segurança alimentar, a norma também tem diretrizes que envolvem outras áreas da gestão destas empresas do ramo alimentício, como a conscientização dos consumidores e a ética e responsabilidade da empresa sobre seus produtos. Organizações que já possuem o certificado ISO 9001 podem ter um certificado ISO 22000 como complemento.

Vantagens

Os benefícios trazidos pela norma ISO 22000 vão além da boa qualidade dos alimentos, apesar deste ser o benefício principal. Uma empresa que está certificada com a ISO 22000 tem um processo de documentação muito mais organizado e, consequentemente, uma comunicação com os parceiros comerciais mais clara e objetiva. A fidelização do cliente é outra vantagem do certificado, uma vez que a empresa possui uma comprovação de segurança alimentar que atende um padrão internacional.

Critérios de certificação ISO 22000

A norma tem uma estrutura muito parecida com as ISO 9001 e 14001. Seus critérios dividem-se em três partes:

  • Práticas, produção e manufatura de alimentos ou programas de pré-requisitos.
  • Segurança alimentar seguindo os padrões de controle de riscos da Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC).
  • Sistema de gestão: monitoramento, ética, contato com o cliente, documentação etc.

Podemos ver que a norma ISO 22000 vai muito além de simplesmente monitorar e implementar uma gestão de segurança alimentar, mas busca meios para que a empresa esteja sempre melhorando nesse quesito e constrói bases para que seja mais fácil localizar e resolver problemas. Assim, a certificação da ISO 22000 não está relacionada apenas à parte de segurança alimentar, mas à toda gestão da empresa.