Listas

A organização em um trabalho acadêmico é um quesito muito importante. Além de melhorar a nota final, é útil para a otimização da leitura e muitas vezes facilita o leitor a entender a ideia do autor, função que as listas cumprem muito bem. Com o auxílio que elas oferecem é possível, por exemplo, localizar uma ilustração ou descobrir o significado de um símbolo ou sigla de modo eficaz. À medida que o leitor consegue ler e correr pelo texto com mais facilidade e guiado pelo próprio trabalho, seu interesse e sua compreensão sobre o assunto aumentam bastante.

Definição das listas

As listas são o meio pelo qual informações adicionais do texto são identificadas e ordenados para facilitar sua localização e entendimento. Com o uso da lista, torna-se possível citar esses elementos no texto pelo seu título apenas, pois a lista já vai conter a página e, se houver, legenda e significado. Existem quatro tipos diferentes de elementos que podem ser listados, e cada um deve estar em uma lista própria.

Lista de ilustrações

A lista de ilustrações pode incluir todo o tipo de ilustrações: gráficos, figuras, fotografias, lâminas, quadros etc, e tem como função principal a localização de elementos no texto. É necessário que ela traga o número ou título da imagem, o tipo de ilustração que aquele item é e a página onde ele se encontra. Os itens devem ser apresentados na lista conforme a ordem em que aparecem no texto. Se houver legendas, essas devem estar incluídas na lista também. Não é necessário incluir uma miniatura ilustração.

Lista de tabelas

Nessa lista, apenas as tabelas que aparecem no texto devem ser incluídas. Ela tem a mesma função que a lista de ilustrações. As tabelas precisam ser citadas na mesma ordem com que aparecem no texto, com seus respectivos títulos e o número da página em que se localizam. Assim como ocorre com as ilustrações, caso haja alguma informação a mais sobre a tabela, como legenda, isso tem que estar na lista. Apesar das listas de tabela e ilustrações serem muito parecidas, tanto no conteúdo quanto na formatação, elas precisam ser separadas.

Lista de abreviaturas e siglas

A lista de abreviaturas tem como função principal a otimização do entendimento do leitor de termos que talvez ele não conheça. No caso dessa lista, abreviaturas e siglas que devem ser enumeradas com seus significados logo ao lado. A ordem deve ser alfabética para facilitar a localização da sigla ou abreviatura, assim como um glossário ou dicionário. Essa lista poupa o autor de sempre escrever o significado de uma sigla após usá-la no texto.

Lista de símbolos

Segue o mesmo esquema e tem os mesmos objetivos da lista de abreviaturas e siglas: identificar e explicar. Nessa lista devem estar todos os símbolos usados pelo autor no texto, e logo ao lado os seus respectivos significados. Caso seja possível, organizados de forma alfabética; caso contrário, usar a ordem em que os símbolos aparecem no texto. Assim como no caso das siglas e abreviaturas, o autor pode poupar-se de sempre escrever o significado dos símbolos usados ao longo do texto.

Formatação das listas

As listas são divididas em dois padrões: um padrão para as listas de ilustrações e tabelas, outro para lista de símbolos e de siglas e abreviaturas. As listas devem estar identificadas com um título, de tamanho de fonte 12 (Times New Roman) ou 10 (Arial), em caixa alta, centralizada e em negrito. Além disso, as listas seguem um padrão com o espaçamento de 1,5 cm entre linhas e utilizam o mesmo tamanho de fonte do título. Os padrões específicos para as listas são:

LISTAS DE ILUSTRAÇÕES E DE TABELAS

  • Alinhamento justificado.
  • Linha pontilhada ou tracejada partindo do fim do texto e indo até o numero da página.

DOWNLOAD: Lista de Figuras

LISTA DE SIGLAS E ABREVIATURAS

  • Alinhamento à esquerda.
  • Distância de 2 TABs entre sigla ou abreviatura e seu significado.

lista-de-siglas-e-abreviaturas

DOWNLOAD: Lista de siglas e abreviaturas