Anexos

Alguns documentos adquiridos na pesquisa do trabalho são de grande importância para a compreensão de algumas informações. Sejam imagens, pesquisas, tabelas ou qualquer outro tipo de documento que por algum motivo não foi inserido no corpo do texto, eles precisam ser colocados em um espaço para serem consultados no próprio trabalho. Os anexos não são obrigatórios, porém são a solução ideal quando o trabalho possui muitos documentos adicionais, já que não é bom colocá-los no corpo do texto, pois atrapalharia bastante a leitura.

Definição

Os anexos são a parte dos elementos pós-textuais onde o autor anexa ao trabalho documentos que não são de sua autoria. É recomendável que sejam anexados todos ou os documentos mais importantes que foram usados ou citados no trabalho. Os anexos não são obrigatórios, mas podem ajudar bastante a organizar o corpo do texto evitando imagens, tabelas ou gráficos quebrando o ritmo de leitura. Além disso, tendo os documentos adicionais ao seu alcance, é mais provável que os leitores os consultem, e talvez isso faça uma grande diferença para que seu trabalho seja entendido com mais facilidade.

Formatação dos anexos

Os anexos precisam ser identificados por uma letra do alfabeto em caixa alta e logo depois dela, separado por um hífen, deve vir o nome do documento. O título deve ter a mesma fonte que o resto do texto, centralizado e em negrito, e seu tamanho deve ser 12 para Times New Roman ou 10 para Arial. O restante do anexo deve ser mantido no padrão do seu original. É possível corrigi-lo para ficar no formato padrão do texto, ajustando aspectos como o espaçamento entre linhas e o tipo de fonte.

O título de cada anexo deve seguir o seguinte exemplo: ANEXO A – Título do Anexo

anexo

DOWNLOAD: Modelo de Anexo