Conclusão

Muitas vezes o final pode tanto salvar quanto destruir um trabalho acadêmico. Um texto com o bom desenvolvimento, mas com um final mal elaborado, vai sempre ser lembrado por seu final. Por outro lado, um texto com um desenvolvimento não tão bom, mas uma conclusão bem escrita e construída pode fazer o avaliador terminar com uma boa impressão do trabalho. A conclusão é um ponto importante muito importante, pois trata-se de um único capítulo em que o autor precisará sintetizar as principais ideias desenvolvidas a as constatações a que ele chegou. É também o espaço onde é permitido expressar claramente sua opinião sobre o assunto abordado ao longo de todo o trabalho.

Definição de conclusão

A conclusão é o capítulo onde o autor encerra seu trabalho. Nesta parte ele precisa retomar as hipóteses levantadas na introdução e, fundamentado nas análises feitas no desenvolvimento, precisa dizer se tais hipóteses se confirmaram ou não. Este também é o momento para o autor dar suas considerações sobre o tema abordado e os estudos feitos. Nenhum novo dado pode ser adicionado nesta parte do texto. Muitas vezes, este capítulo pode levar o nome de considerações finais, caso o texto não tenha profundidade suficiente para ser chamado de conclusão.

Formatação

A formatação da conclusão segue os mesmos padrões válidos para os outros dois elementos textuais (introdução e desenvolvimento). É preciso lembrar de destacar o título do capítulo e usar a mesma fonte que foi usada nas partes anteriores. As especificações da formatação do texto e título da conclusão são:

  • Tamanho de fonte 10 para Arial ou 12 para Times New Roman.
  • Título da conclusão com numeral e texto em caixa alta e negrito.
  • Recuo de 1,25 cm na primeira linha do parágrafo.
  • Alinhamento justificado.
  • Espaçamento entre linhas de 1,5 cm.
  • Numeração de página no canto superior direito.
  • Distância de 6pt entre parágrafos.

conclusão

DOWNLOAD: Modelo de conclusão