O leitor precisa de um pequeno resumo do trabalho que ele irá ler para se situar melhor. Informações rápidas sobre o que ele irá ler, quais os temas e a a área de estudos daquele trabalho acadêmico, por mais que já estejam presentes em outras partes do trabalho, precisam ser reforçadas de um modo mais completo. O resumo do trabalho facilita o entendimento do leitor ou do avaliador, pois já o prepara para o que será lido.
Definição de Resumo
O resumo é um pequeno texto sobre o trabalho que ressalta informações importantes sobre ele. Objetivo, resultado, métodos utilizados e conclusão precisam estar citados no resumo, e o texto não pode ultrapassar o limite de 500 palavras. O texto precisa ser escrito de forma clara e objetiva, preferencialmente na terceira pessoa e em voz ativa. Após o texto, destacam-se as palavras-chave do trabalho, aquelas palavras ou expressões que se destacam em relação a ele. Este resumo e as palavras chaves são redigidas pelo próprio autor do trabalho acadêmico. É preciso também fazer um resumo em uma língua estrangeira, normalmente inglês, mas a depender do trabalho e da área ele pode ser feito em outro idioma. A adaptação para a língua estrangeira não deve ser feita só no texto do resumo, mas no título e palavras-chaves também.
Formatação do Resumo
O resumo segue o mesmo formato dos textos. É preciso destacar o título anunciando a página do resumo. Tanto o texto quanto as palavras-chave seguem a mesma formatação. Lembre-se de sempre usar a mesma fonte em todas as partes do trabalho. Os padrões da ABNT para a página do resumo:
- Fonte tamanho 10 para Arial ou 12 para Times New Roman.
- Título centralizado, em caixa alta e negrito.
- Texto e palavras-chave justificados e com 1,5 cm entre linhas.
O resumo em língua estrangeira deve vir abaixo do logo após o resumo em língua vernácula, seguindo a mesma formatação.
DOWNLOAD: Modelo de resumo