ISO 50001

A norma ISO 50001 é uma norma que visa a implementação de um sistema de gestão, assim como a ISO 9001 e a ISO 14001. Esta norma, em específico, estabelece diretrizes e guias para a implementação de um sistema de gestão de energia. Foi elaborada e publicada após as duas outras normas já citadas, e pode ser desenvolvida em conjunto com elas.

Funcionalidades

A norma ISO 50001 visa a implementação, manutenção, revisão e melhoria de um sistema de gerenciamento de energia. A função principal deste sistema de gestão é a redução do consumo total de energia e, em consequência, do seu custo. Além disso, a norma traz diretrizes sobre segurança, desempenho e eficiência energética. Outro ponto importante é a redução de emissão de gases poluentes.

Esta norma pode ser aplicada por qualquer empresa, independente de fatores geográficos ou de seus tamanhos, setor de atuação e produtos ou serviços oferecidos. Apesar de ser aplicável a qualquer empresa, é recomendada para aquelas que utilizam muita energia, desejam uma redução de gastos e querem ou precisam reduzir a emissão de gases poluentes. A norma não traz nenhuma meta, mas faz com que a organização que implemente o sistema de gerenciamento estabeleça de acordo com a sua realidade.

Vantagens

Os benefícios de se ter o certificado ISO 50001 são diversos. A simples implementação ou manutenção do sistema de gestão já pode ser vista como uma vantagem, pois com seu funcionamento regular a organização tem uma redução com gastos, um aproveitamento melhor e um fornecimento mais seguro com relação à energia. A redução de gases poluentes emitidos também pode ser vista como um benefício, e pode ser usada para a construção de uma imagem melhor da empresa.

O certificado ISO 50001 é mundialmente reconhecido e foi estabelecido pela ISO, que possui uma notoriedade internacional. Possuir essa aprovação traz todo o peso positivo da organização ISO e de sua norma, trazendo mais confiança a parceiros e clientes.

Critérios de certificação ISO 50001

A norma ISO 50001 segue um método de implementação semelhante à norma ISO 20000: o PDCA. A sigla significa “Plan, Do, Check, Act”, que em português significa “Planejar, Fazer, Verificar, Agir”. COm o uso desse método, a norma busca a implementação de um sistema de gestão, e para ser certificado é preciso passar por uma auditoria geral. A auditoria irá conferir se a empresa ou organização está seguindo as diretrizes passadas pela norma ISO 5001, que se relacionam com os seguintes aspectos:

  • Implementação do sistema de gestão de energia e seu funcionamento.
  • Documentação e arquivação de tudo relacionado ao sistema de gestão de energia.
  • Redução da emissão de gases poluentes.
  • Revisão e melhoria do sistema de gestão.