O que é ISO?

A ISO (Organização Internacional para Padronização) é uma organização não governamental formada por diversas entidades em vários países do mundo que realizam o trabalho de definir, divulgar e aprovar normas técnicas. Fundada em Genebra, na Suíça, no ano de 1947, onde até hoje funciona seu escritório principal, atualmente a ISO estabelece as normas técnicas de basicamente todos os campos em quase todo o mundo. A representante brasileira na ISO é a ABNT.

Significado de ISO

O nome ISO é um termo grego, e significa igualdade. Não é uma sigla. O nome foi escolhido para evitar acrônimos diferentes em diferentes línguas e mostrar que a ISO é realmente uma organização igual em qualquer parte do mundo.

Normas e Classificação da ISO

A Organização trabalha com três tipos de classificação: normas técnicas, classificações e normas de procedimento. As normas técnicas são a área principal de atuação da ABNT, as classificações da ISO podem ser vistas nos códigos dos países e as normas de procedimento têm como exemplo mais famoso a tão falada ISO 9000, que é uma norma de gestão de qualidade.

A ISO trabalha com diversas normas, algumas realmente específicas, como aquelas relativas ao formato e tamanho de papéis e envelopes. Os códigos das moedas em todo o mundo também são padronizadas pela ISO.

História da ISO

A ISO iniciou sua história na Federação Internacional das Associações Nacionais de Padronização (ISA), em 1926. Teve sua operações suspensas devido à Segunda Guerra Mundial, mas logo depois juntou-se ao Comitê Coordenador de Padronização das Nações Unidas (UNSCC) para criar uma proposta de um orgão de padronização global. Foram convocados 25 países para a criação da atual ISO, uma reunião realizada em Londres no ano de 1946. A organização começou a funcionar oficialmente em 1947, na sede em Genebra, Suíça.

Uma das instituições que participou ativamente da fundação da ISO foi a ABNT, e por isso a Associação foi convidada para representar o Brasil na Organização. Atualmente a ISO está presente em mais de 160 países e com um numero de técnicos superior a 3300.