Série ISO 9000

As normas da série ISO 9000 são cinco, que vão de ISO 9000 até 9004. Elas contemplam a área de gestão da qualidade. Diferente do que muitos acreditam, as normas da série ISO 9000 não afetam diretamente a qualidade de um produto ou serviço, mas uma empresa que está dentro das normas sempre terá a mesma qualidade em todos os seus produtos ou serviços. São normas que regularizam e padronizam a execução, fabricação, criação e todas outras etapas de um produto ou serviço e arquivam resultados para melhorias futuras. As normas podem ser aplicadas para empresas de todos os tamanhos.

Funcionalidade

Uma empresa que aplique as normas não necessariamente terá o seu produto ou serviço com a qualidade superior a de uma outra empresa concorrente, porém, terá uma regularidade na qualidade de seu produto ou serviço. As normas da série ISO 9000 têm como principal função a documentação de todas as etapas realizadas no processo de fabricação de um produto ou de execução de um serviço. A arquivação de dados também é uma função das normas, uma vez que arquivando-se resultados pode-se ter com precisão dados sobre a variação da qualidade dos produtos ou serviços, identificar onde estão possíveis falhas e estudar com mais eficiência como é possível corrigi-las. A inspeção e revisão dos processos também são contempladas pelas normas.

Todos os processos da empresa precisam estar documentados, desde a limpeza de equipamentos até a finalização do produto, por exemplo. Todos os setores da empresa devem estar envolvidos com as normas e tê-las em mente sempre que executarem uma tarefa dentro daquela empresa. Apesar de não ser o foco, as normas ISO 9000 também trazem uma ideia de otimização, o que significa fazer o máximo possível com os recursos que a empresa tem.

Vantagens do certificado ISO 9000

É bastante vantajoso para uma empresa que ela possua um certificado da série de normas ISO 9000. Por possuir um padrão de gestão de qualidade internacional da ISO, a empresa se apresenta melhor no mercado mundial, mesmo se ela não tiver esta pretensão. Um certificado ISO 9000 significa que a empresa tem um ótimo padrão de qualidade, e que se dois de um mesmo produto ou serviço forem diferentes, o cliente saberá na hora que é uma falha e a empresa terá muito mais facilidade de corrigir o problema.

A marca ISO também traz aos clientes uma sensação de segurança. Além de, possivelmente, economizar com a produção, graças à padronização de qualidade aplicada, a empresa também terá o peso da marca ISO e um certificado de qualidade para conquistar a confiança dos consumidores. Os clientes de empresas que possuem certificados ISO 9000 também saem ganhando, afinal eles recebem produtos ou serviços sempre com a mesma qualidade.

Critérios de certificação

Para receber um certificado ISO 9000, a empresa precisa implementar e seguir as normas em todos os seus setores. A empresa estabelece suas metas e o padrão de qualidade de seus produtos, e o cumprimento das normas faz com que esta qualidade seja o ideal a ser atingido sempre. Entre os aspectos necessários para a conquista da certificação estão:

  • Padronização dos processos que afetam o produto e, por tabela, o cliente.
  • Monitoramento dos processos para assegurar a qualidade do produto. Isso pode ser feito através de indicadores de rendimento e falhas.
  • Os processos precisam ser rastreáveis, por isso a implementação e manutenção de registros para que isso ocorra é muito importante.
  • Inspeção de qualidade e ações de correção.
  • Revisão periódica dos processos da empresa para garantia de bons resultados.
  • Documentação de todo o tipo de ação de revisão, monitoramento, inspeção, correção e padronização de dentro da empresa.

Classificação das ISO 9000

Normas tipo Guia

São normas que não ditam tópicos a serem seguidos, mas dão sugestões e esclarecimentos sobre assuntos relacionados à gestão da qualidade. Seu objetivo é guiar a organização em um dos modelos sugeridos pelas normas.

Normas tipo Modelo de Conformidade

Diferente das tipo Guia, estas normas são modelos que precisam ser seguidos à risca caso a empresa queira se certificar. Ditam os tópicos que devem ser cumpridos, e o descumprimento de um deles acarreta em uma não certificação.

ISO 9000

Norma do tipo Guia. Fornece uma base para a seleção, uso e aplicação das outras normas da série. Esclarece algumas diferenças e relações sobre o conceito de qualidade.

ISO 9001

Norma do tipo Modelo de Conformidade. Dita normas para a garantia de qualidade em processos de desenvolvimento, produção, instalação e assistência técnica. ISO mais conhecida da série das 9000, e também mais abrangente.

ISO 9002

Norma do tipo Modelo de Conformidade. Dita normas para a garantia da qualidade nos processos de produção, instalação e assistência técnica.

ISO 9003

Norma do tipo Modelo de Conformidade. Dita normas para a garantia da qualidade no monitoramento, inspeção, revisão e ensaio geral. É a norma mais simples da série.

ISO 9004

Norma do tipo Guia. Fornece um rumo à empresa para a implantação do sistema de qualidade levando em conta os diversos fatores que afetam a realidade da empresa: técnico, econômico, administrativo e humano.