ISO 17025

A ISO 17025 é uma norma para a padronização de testes laboratoriais, porém apenas para laboratórios de ensaio e calibração. Tem algumas semelhanças e pontos em comum com as normas da série ISO 9000, porém não é aplicável a qualquer tipo de empresa. A norma teve início em 1978, com a ISO/IEC guia 25. Apenas no ano de 2000 a norma ISO 17025 foi internacionalmente publicada.

Funcionalidade

Por ser uma norma exclusiva para laboratórios de ensaio e calibragem, a ISO 17025 tem a função de padronizar internacionalmente os processos de testes. Não importa em qual parte do mundo estão, se, por exemplo, dois laboratórios estiverem certificados por essa norma, os resultados obtidos neles serão os mesmos. A ISO 17025 também tem a função de introduzir aos processos com mais clareza as normas ISO 9001 e 9002.

Um outro objetivo da ISO 17025 é a prevenção de divergência nas opiniões sobre os resultados e a redução de documentos que têm a finalidade de explicação. Com a inclusão de notas que esclarecem pontos importantes sobre os processos e os resultados laboratoriais, o entendimento fica mais fácil, mesmo com um menor volume de documentação.

Vantagens

O simples peso do certificado de uma organização internacional como a ISO já é uma grande vantagem. Além de melhorar a imagem do laboratório e contribuir para a fidelização de clientes, qualquer outra instituição do mundo que também for certificada na norma ISO 17025 poderá receber e compreender os testes de calibração e/ou ensaio. A ISO 17025 é uma padronização internacional e bem conceituada, o que facilita bastante o trabalho com outros países e até mesmo dentro de um mesmo território nacional.

A ISO 17025 também facilita a comunicação entre o laboratório certificado e outros organismos ou laboratórios. Com a função de esclarecimento e prevenção de opiniões controversas sobre os resultados dos testes, o entendimento dos documentos será muito mais rápido e fácil.

Critérios de certificação da ISO 17025

A certificação de um laboratório para ISO 17025 não é simples, afinal trata-se de uma instituição que precisa de resultados precisos e fiéis aos experimentos. Para conseguir um certificado ISO 17025, o laboratório precisa se preocupar com todos os processos dos testes e/ou calibragem, desde a gestão e definições até o os processos técnicos. São aspectos importantes para a certificação:

  • Referências normativas
  • Definições e termos
  • Requisitos de gestão
  • Requisitos técnicos